Origem: Livro: Os Patriarcas

Sem vingança

A família de Sete era rigorosamente observadora disso. Nenhuma tentativa, ou algo parecido, é feita por eles em resposta ao clamor do sangue inocente. Eles sabem que isso é ouvido aos ouvidos do Senhor do Sábado; mas, sob esta Palavra de Deus, eles próprios são surdos a ela. A vingança não lhes pertence. A colheita não chegou. Eles não são ceifeiros. Em obediência, ouviram não o clamor do sangue, mas a voz do Senhor contraordenando a vingança. E eles sofrem isso. Eles aceitam o mal feito ao seu irmão e são aceitáveis diante de Deus.

A ordem expressa exigia isso e, consequentemente, era simples obediência. Mas a mente de um santo está cheia de luz. É a mente de Cristo em nós (1 Co 2), obscurecida, na verdade, entre milhares de ações dela, pela grosseria e cegueira da natureza com a qual está agora ligada; mas ainda assim, em si mesma, ela é cheia de luz. Até a natureza angélica é cheia de vida. Adormecimento e falta de interesse não pertencem a ela. “Ventos” e “chamas de fogo” expressam essa natureza, e tais coisas agem constante e fervorosamente; e em virtude semelhante à mente de Cristo, a natureza divina do santo, é cheia de afeição e inteligência.

Temos algumas de suas excelentes maneiras de agir nesta família de Deus.

O sangue inocente deve permanecer sem vingança. O seu clamor desde a Terra não deve ser respondido, pelo menos por enquanto. Isso é suficiente para ensinar ao santo seu chamado peregrino e celestial. A família de Sete é, portanto, como peregrinos e estrangeiros aqui, e todos os seus hábitos são os dos cidadãos celestiais. Se a Terra não for purificada, os eleitos devem ser estrangeiros nela com uma vocação celestial.

Isso é maravilhosamente verdadeiro para a mente de Deus! Pois este é o caminho de Deus; e foi apreendido por esses santos, mais na luz e no conhecimento de Seus caminhos mais perfeitos e belos do que muitos de nós, amados, que fomos muito mais nutridos e instruídos nas revelações mais plenas desta era presente. Mas não é a quantidade de instrução que obtemos, mas a qualidade que se encontra na lição. Faltava a Davi capacidade para esta mesma lição, quando falou em construir uma casa de cedros, uma habitação fixa, para o Senhor, enquanto a terra ainda estava contaminada com sangue. Mas o Senhor (posso dizer?) seria, como os santos antediluvianos, um Estrangeiro na Terra, um Morador de tendas, enquanto o sangue a manchava; e naquela mesma noite repreendeu o propósito do rei de Israel (1 Cr 17).

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