Origem: Livro: Uma Palavra sobre Namoro
O servo na casa de Rebeca
O servo então soltou seus camelos e os alimentou. Ele mostrou com isso que era capaz de cuidar de “seus negócios com discrição” (Sl 112:5 – KJV), e isso serviu para recomendá-lo à casa de Rebeca. Alguns jovens agem sem pensar e são descuidados, e nunca seriam trabalhadores diligentes. Isso aparecerá nas pequenas coisas, como aconteceu aqui, se observarmos. O verdadeiro amor não é cego. É uma grande coisa se comportar antes do casamento como pretendemos ser depois – o engano não trará a um jovem (ou a qualquer outra pessoa) nenhuma verdadeira felicidade.
Quando a ceia foi preparada, o servo disse que gostaria de contar sua missão antes de comer. Ele não queria dar nenhuma impressão errada. Neste dia, quando muitos jovens andam juntos sem pensar, muitas vezes são transmitidas impressões erradas e corações são partidos, talvez sem intenção. Tenhamos cuidado para não dar tais impressões, mas falar claramente o que está em mente, quando chamado a fazê-lo, como o servo aqui. É uma coisa séria brincar com os afetos de outra pessoa, especialmente de uma jovem, e, por outro lado, é bom aprender a ter cuidado para não dar as coisas como certas quando nunca foram ditas ou pretendidas. Muitas vezes, um ato de bondade Cristã é confundido com o início de uma amizade. Que possamos aprender a aceitar atos de bondade dos outros, sejam dos jovens e das jovens, sem criar ideias equivocadas, tomando cuidado para não nos tornar precipitados, e praticando sempre a modéstia e o controle próprio. Gostaríamos, no entanto, de alertar aqui que sair juntos “só por diversão” é um erro, e aqueles que brincam com seus afetos dessa maneira raramente percebem quando a companhia “certa” aparece.
O servo agora conta tudo sobre seu senhor e Isaque. Ele contou como Isaque tinha o suficiente para sustentar a nova responsabilidade que estava pensando em assumir no casamento. Isso leva alguém a questionar a sabedoria de um jovem em assumir as responsabilidades da vida de casado sem que esteja estabelecido em algum ramo de trabalho ou seja capaz de sustentar sua noiva no lar que eles estabeleceram. A responsabilidade é dele, pois “se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Tm 5:8). O servo então contou toda a história do “namoro”, se podemos usar esta palavra aqui. Feliz é quando um jovem pode contar, se necessário, todas as coisas que aconteceram naqueles dias. Se estivermos andando com Deus, certamente seremos capazes de fazê-lo.
Que o Senhor guarde os pés de nossos queridos jovens nestes dias difíceis, pois a Palavra de Deus diz: “O que confia no seu próprio coração é insensato (tolo)” (Pv 28:26).
