Origem: Livro: Os Patriarcas
Simplicidade da fé
Notamos essas coisas em relação ao funeral de Jacó. A sua morte tem a sua operação moral na família, trazendo à tona (como acontece frequentemente quando o chefe de família é tirado) o que antes não se suspeitava que ali existisse. Mas devo meditar sobre isso por um tempo.
A simplicidade da fé patriarcal é notável. Ela era como suas maneiras – belas por sua naturalidade. Não havia nada do espírito de escravidão nos santos de Gênesis. Os patriarcas caminharam com a certeza disso, que Deus era o seu Deus, Suas promessas eram a sua porção, e a cidade e a terra da glória eram a sua herança. Eles viveram e morreram neste espírito de fé. Nenhuma suspeita ou reserva, nenhum questionamento, nenhuma desconfiança na graça contamina suas almas. E isso é certamente ainda mais estranho porque, embora em nenhum lugar entre eles encontremos esse espírito de escravidão, nós o vemos em todos os outros lugares, imediatamente depois de deixarmos o livro de Gênesis, e depois em toda a Escritura. Seria vão seguir todos os avisos fornecidos pela Escritura. Isso opera natural e abundantemente em nós. Certamente sabemos disso em nós mesmos e vemos isso ao nosso redor.
Como é, então, que isso não se manifesta nos Patriarcas? Seria porque eles eram testemunhas constantes a si mesmos da graça e da eleição de Deus e nunca ouviram a voz da lei? Isso ajudou a formar suas mentes, podemos ter certeza. Mas, além disso, esta ausência do espírito de escravidão era maravilhosamente consistente com a sua posição dispensacional; pois eram como crianças que nunca haviam saído de casa. Eles estavam na infância e não podiam mover-se na presença de Deus com um espírito de medo e incerteza, assim como uma criança, antes de sair de casa, não poderia ser tentada a questionar seu direito à criação e ao abrigo da casa de seu pai. E é pela beleza moral e perfeição deste livro de infância de Gênesis que vemos ali essa fé infantil e inquestionável nos santos de Deus. Eles cometem faltas, e isso também, às vezes, por falta de fé, quando certas circunstâncias os pressionam; mas suas almas nunca são contaminadas por um espírito de desconfiança e escravidão. Vemos isso o tempo todo – pelo menos até chegarmos ao momento em que nos despedimos do livro e tendo ido além do que é propriamente o caráter patriarcal dele. Quero dizer, nos irmãos de José, assim que o funeral de Jacó terminar.
