Origem: Livro: Os Patriarcas

Singularidade na vida de José

Mas existem algumas peculiaridades na história de José além disso. Não encontramos com ele o altar e a tenda, como encontramos com seus pais. Porque não é o caráter de estrangeiro na Terra que vemos nele, mas a herança ou o reino, depois do sofrimento e da humilhação. Não é a tenda de seus pais que vemos em sua história, mas a cova e a prisão, que eram somente dele, e não de seus pais. A tenda e o altar podem ser devidamente os símbolos da vocação deles; a cova e a prisão primeiro, e depois o trono, tornam-se os símbolos de José.

E como outra peculiaridade, podemos observar que o Senhor nunca é chamado de Deus de José, pois é chamado de “o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó”. Mas isso, da mesma forma, podemos explicar. José estava mais entre os filhos do que entre os pais. O concerto não foi feito com ele, como havia sido com Abraão, Isaque e Jacó, nem ninguém foi separado para que ele pudesse receber a bênção. O concerto foi feito com Abraão separado da terra, da parentela e da casa paterna. Foi renovado com Isaque, com a separação de Ismael. Foi renovado novamente com Jacó, com a separação de Esaú. Mas não foi renovado com José; pois ele era apenas um dos filhos de Jacó, e todos estavam igualmente interessados nisso; todos eles eram a semente contemplada por ele; e José não era mais dessa semente do que qualquer um dos outros. De modo que não temos base para o título característico, “o Deus de José”. Pois, embora a graça tenha sido demonstrada no chamado de Abraão, e novamente na escolha de Isaque, o mais jovem, e na escolha de Jacó, o mais jovem, ela foi manifestada em José apenas em sua medida comum em favor de toda a semente, uma medida que chegava aos outros assim como a ele. (Depois disso, Deus é chamado de “o Deus de Israel”, como antes foi chamado de “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, porque Seu concerto foi com a nação de Israel).

Assim, José ocupa o seu lugar aos nossos olhos, e nós olhamos para ele moralmente ou misticamente; com suas características, virtudes, ou em seu lugar típico peculiar. Mas ainda não terminamos de vê-lo.

Compartilhar
Rolar para cima