Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Só Um Pouco de Dinheiro
Atos 5:1-11
Sim, disse Ananias à esposa. Venderemos aquele pedaço de terra e doaremos o dinheiro para a obra do Senhor. Mas é muito dinheiro… precisamos dar tanto assim? Poderíamos ficar com parte do preço para nós e fingir que doamos tudo. Ninguém saberia.
Sim, disse Safira, sua esposa. É um bom plano. Manteremos segredo. Não contaremos que demos apenas parte do valor e ficamos com o resto.
E assim Ananias e Safira venderam seu pedaço de terra por um preço justo e honesto e guardaram parte do dinheiro em um lugar secreto para si mesmos.
Não culpamos ninguém por guardar dinheiro honesto para suas próprias necessidades. Então, o que havia de errado com aquele dinheiro escondido? Somente isto: eles fingiram que não tinham escondido nada e que doaram todo o valor para a obra do Senhor. Foi mais ou menos assim: Olhem para nós! Somos grandes doadores! Demos tudo o que tínhamos! Parecia bom, mas era mentira.
Talvez todos nós nos lembremos de termos feito coisas assim também, quando queríamos que as pessoas pensassem bem de nós. Somos todos culpados! Onde podemos encontrar alguém que nunca tenha feito ou pensado uma mentira dessas?
Há apenas uma Pessoa que, “sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9). Seu nome é Jesus. O mundo e o universo inteiro são d’Ele, mas Ele abriu mão de tudo por nós. Quando estava pendurado na cruz em trevas, Ele não tinha nada… nada, nem mesmo Deus para confortá-Lo. Ninguém jamais poderia ser tão rico ou se tornar tão pobre quanto Ele. Tudo o que Lhe restava era a Sua vida… e Ele abriu mão dela também.
Por que Jesus fez isso? Foi o Seu amor por pecadores como você e eu, para que, por meio da Sua pobreza, pudéssemos enriquecer. Você Lhe responderá de todo o coração? Ele te ama, morreu por você e te quer para Si mesmo.
Ananias trouxe parte do dinheiro aos pés dos apóstolos de forma muito humilde. Mas Deus mostrou a Pedro o que estava no coração daquele homem. Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu o seu coração, induzindo-o a mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra?
Você vê de onde veio essa mentira – diretamente de Satanás. E a mentira não foi apenas para Pedro, mas para o Espírito Santo. Isso não torna nossas mentiras e nosso egoísmo ainda piores?
Era o seu dinheiro, disse Pedro. Dependia de você fazer o que quisesse com ele. Por que planejou isso? Você não mentiu para os homens, mas para Deus!
Ananias ouviu o que Pedro disse e então caiu morto! Deus estava mostrando o que Ele pensava sobre tal pecado. Ele não está mostrando o mesmo castigo repentino agora, mas não é porque Ele Se importe menos. Ele mostrou isso uma vez para que você e eu nos lembremos. Deus odeia o pecado e Ele tem a sua vida em Suas mãos. Como então Ele pode deixar você e eu vivermos?
A resposta é: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). Se você não tiver Cristo, Deus não tem perdão para você. Jesus demonstra Seu amor por você agora, de braços abertos para recebê-lo. Você virá a Ele em busca de perdão? Ele diz: “Perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados” (Jeremias 31:34).
Os jovens enterraram Ananias. Depois disso, Safira entrou, sem saber o que havia acontecido com seu marido.
Pedro disse: “Dize-me… foi este o preço da terra que vendestes?”
“Sim, esse foi o preço”, ela respondeu.
Ela também havia feito a sua própria escolha. Marido e mulher concordaram na mentira, e ambos eram culpados. Concordar com os outros não elimina a sua própria culpa.
Pedro perguntou: Como é que vocês combinaram mentir ao Espírito do Senhor? Então Safira caiu morta, e os jovens a sepultaram ao lado do marido.
Esta é uma história solene. Deus a registra para que você se lembre, seja você Cristão ou não, de que Deus odeia mentira e fingimento. É tão maravilhoso ter um Salvador que nunca finge, mas Seu amor por nós é real, através do sol e das tempestades, agora e para sempre. Você é um dos Seus?
“Sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis”
2 Coríntios 8:9
