Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Tempo de Plantio
Mateus 13:1-23
Alguns de nós na América do Norte já nos divertimos plantando sementes na primavera. No entanto, para alguns de vocês, a América do Norte é distante, e o verão começa quando a neve começa a cair no norte. Deus fez o mundo assim – redondo como uma bola. Ele o fez assim porque essa é a melhor maneira de preservar a vida, e Ele ama Suas criaturas.
As sementes crescem da mesma forma em todo o mundo. Elas precisam de solo bom, chuva boa e muita paciência de quem as plantam. Aqui está uma história que Jesus contou sobre o plantio de sementes.
Um homem estava plantando sementes. Ele devia ter muitas, porque as espalhava por toda parte. Se você pensar em cada semente como um versículo da Bíblia, entenderá que Deus nos dá muitas delas. Temos um livro inteiro cheio de versículos e estamos espalhando-os agora mesmo. Há alimento em cada um deles, e não podemos viver sem comida. Você se certificará de que os versículos da Bíblia cresçam em seu coração?
Algumas das sementes do homem caíram à beira do caminho. Ninguém havia cavado aquela terra, e as sementes não permaneceram lá por muito tempo. E vieram os pássaros e as comeram antes que tivessem a chance de crescer, ou talvez as pessoas tenham passado por cima delas. Deus diz que, nesta história, os pássaros são como mensageiros de Satanás. “Esqueça a Palavra”, diz Satanás, e muitas pessoas fazem exatamente isso. Se você esquecer a Palavra de Deus, ela se vai!
Algumas das sementes daquele homem caíram em solo pedregoso. Todos sabem que não se pode cultivar alimentos em pedras. Para onde irão as raízes? Pode haver um pouco de umidade, mas não o suficiente. Aquelas sementes não produziriam alimento para ninguém. Você ouve e se lembra do que ouve da Palavra de Deus? Mas se seus amigos não gostam dela, então você não se importa mais com ela. A Palavra de Deus é preciosa demais para ser desperdiçada.
Algumas das sementes do homem caíram entre espinhos. Talvez essa terra fosse boa, porque ervas daninhas cresciam ali, mas eram ervas daninhas resistentes e espinhosas. Elas sufocaram aquelas plantinhas valiosas até que elas se tornassem nada. Existem ervas daninhas espinhosas que são mais fortes do que nós – ervas daninhas como a preocupação ou os grandes planos que mantêm nossa mente cheia de pensamentos, de modo que a Palavra de Deus é sufocada. As pessoas dizem: “Ah, não, não tenho tempo para ler a Bíblia e não tenho tempo para orar!” Você tem vinte e quatro horas por dia, seja você rico ou pobre. Não deixe que as ervas daninhas da preocupação, da ambição ou da diversão sufoquem a Palavra de Deus em sua vida.
Algumas das sementes daquele homem caíram em boa terra. Se você tem um jardim, sabe o que é boa terra. Você precisa cavar e varrer, removendo pedras e arrancando ervas daninhas, e então adicionar fertilizante e água. Seu jardim mostrará se você preparou o terreno. A semente é uma boa semente, mas ela cai em uma boa terra no seu coração?
Isto é tão importante que talvez devêssemos lhe dizer como preparar o terreno. Começa ouvindo: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 11:15). Olhe para a sua vida e verá que realmente precisa desta mensagem que vem de Deus. Se você perceber a sua necessidade de ser salvo dos seus pecados, Deus o salvará de bom grado. O poder pertence a Ele. Ele fez toda a obra para salvá-lo dos seus pecados. Ele enviou o Seu Filho amado: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15).
Deus é fiel às Suas promessas. Ele lhe dará poder para remover as pedras e arrancar o joio, mas a disposição precisa ser sua. Você está disposto a deixá-Lo salvá-lo – agora mesmo – hoje? Você está disposto a deixá-Lo ajudá-lo a remover os espinhos, as pedras e os pássaros? Satanás nunca deixará de incomodá-lo, mas Deus é mais forte que Satanás. Ele pode fazer com que essa boa semente cresça e se torne alimento para você e para os outros. O melhor de tudo é que Ele o recompensará. É exatamente isso que Ele quer fazer.
“Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a Palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”
Mateus 13:23
