Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Tente Cavar Buracos

Êxodo 7 a 12

Por que aqueles homens estão cavando buracos enormes perto do rio? Será que perderam alguma coisa?

Sim, com certeza. Perderam água potável, e não há água para beber, nem para tomar banho, nem para cozinhar. O que aconteceu na terra do Egito?

Moisés disse ao Faraó, rei do Egito, para deixar o povo de Deus sair do Egito, e o Faraó disse: “NÃO!” Mas o Faraó não sabia que não se pode dizer “Não” a Deus e sair impune. Deus não aceita “Não” de ninguém – nem naquela época, nem hoje, nem nunca! Deus poderia ter matado todas aquelas pessoas perversas no Egito com mais facilidade do que nós matamos mosquitos, mas o nosso Deus é misericordioso, piedoso e tardio em irar-Se.

Deus enviou os primeiros avisos aos egípcios, e o primeiro aviso foi transformar a água do rio Nilo em sangue. Os peixes morreram e toda a terra ficou com um cheiro horrível! As piscinas e lagoas estavam cheias de sangue, e os baldes de água nas casas também. Não é de se admirar que cavassem buracos para tentar encontrar água. O que mais poderiam fazer para beber? Não havia refrigerantes ou máquinas de café naquela época.

Passou-se uma semana inteira até que a água cristalina do rio voltasse a fluir, e então eles se ocuparam em limpar a bagunça. Mesmo assim, Deus não se esqueceu do “Não” do Faraó.

Então Deus enviou rãs, milhões delas! Rãs nos campos, nas casas, nas camas, nos armários e nas tigelas de mistura. “Isso não é nada”, disseram os mágicos do Faraó. “Nós também podemos fazer isso.” E eles fizeram, MAS… não conseguiram fazer as rãs irem embora!

O Faraó também tinha sua cota de rãs e implorou a Moisés que as levasse embora. “Quando?”, perguntou Moisés. “Amanhã”, respondeu o Faraó.

Você não se pergunta por que ele não disse “hoje”? E nós nos perguntamos: por que não ir ao Salvador dos pecadores agora mesmo, hoje? Havia um amanhã para o Faraó, mas pode não haver um para você. A Bíblia alerta: “não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará” (Provérbios 27:1).

Moisés deixou a resposta do Faraó prevalecer, e as rãs retornaram ao rio no dia seguinte, exceto as que já haviam morrido. Assim, o Egito teve mais uma tarefa de limpeza malcheirosa. Mas Deus não havia terminado.

E já que você está lendo esta história, Deus também não terminou com você. Se você tem problemas hoje, pode ter mais amanhã. Ele está falando com você porque Ele te ama e te quer! É por isso que Ele enviou Seu Filho amado, Jesus, para morrer por você. Ele quer que você venha a Jesus agora mesmo para ser purificado dos seus pecados. Você dirá “Sim”?

O próximo problema que Deus enviou ao Egito foram piolhos, piolhos minúsculos e picadores – nos cabelos, no corpo e em todos os lugares. “Isto é o dedo de Deus”, disseram os mágicos. “Não podemos copiar isto!” Piolhos são muito pequenos, mas o homem mais sábio do mundo não consegue fazer um viver. “Este é verdadeiramente o dedo de Deus. O que faremos?”

De manhã, Moisés tinha a mesma mensagem de Deus para o Faraó: “Deixa ir o Meu povo”! Talvez o Faraó estivesse cansado de ouvir a mesma mensagem, mas ainda não estava pronto para obedecer.

Você está pronto para obedecer a Deus? Aceitará Jesus como seu Senhor e Salvador hoje? “Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7).

Você pode ler sobre o Faraó não querer obedecer a Deus. Ao ler, lembre-se de que Deus disse:

“Porque Eu, o SENHOR, não mudo”
Malaquias 3:6

Compartilhar
Rolar para cima