Origem: Livro: Os Patriarcas

Terno com o crescimento

E ainda mais. Temos, nas ações deste livro, almas em diferentes elevações, a noiva e “as filhas de Jerusalém”. Quanto isso é conhecido entre elas e contemplado nas ilustrações e ensinamentos do Novo Testamento! Nem todos estão totalmente formados – nem totalmente na medida da estatura, por assim dizer. “Temos uma irmã pequena, que ainda não tem peitos”. Nem todos são iguais na liberdade da dispensação. Tais pessoas atraem a empatia do santo estabelecido na graça de Deus, e cuidado solícito, oração e indagação ao Senhor são feitos a respeito de tais pessoas, como aqui (Veja Cantares de Salomão 8:8).

Na verdade, não sei se algo pode estar mais nas harmonias do Espírito, nas luzes combinadas e brilhantes do evangelho, do que a expressão da noiva nesta pequena passagem (Cantares de Salomão 8:8-10). As ações de sua alma, tanto para com os outros como para com o Senhor, são as obras mais doces e escolhidas do Espírito. Ela tem respeito pelas “fraquezas dos fracos”, desejando para eles força e edificação na medida mais completa de Cristo, e ainda assim, o tempo todo reconhecendo plena unidade e relacionamento com eles n’Ele, enquanto ela se regozija em sua própria segurança certa e feliz, e na plenitude do seu crescimento, até ao êxtase, que os seus seios eram como torres! E por causa disso, conhecendo o favor de seu Senhor para com ela, e Seu deleite nela. E podemos ter certeza de que tudo isso é pura e ricamente o caminho de uma alma renovada e crente. Adoção plena dos fracos, com desejos de maior liberdade e segurança, e ainda assim certeza de posição pessoal no mais absoluto gozo da inteira segurança, com perfeita persuasão de que toda essa liberdade e confiança estavam profundamente no coração e na mente de Jesus.

Nada pode ser mais perfeito, creio eu, do que tudo isso nas harmonias e luzes de uma mente espiritual, de acordo com o sentido mais estrito da verdade evangélica.

Compartilhar
Rolar para cima