Origem: Livro: Esboço Sobre o Livro De APOCALIPSE

Tiatira – a Igreja Pagã – Cap. 2: 18-29

A assembleia em Tiatira representa um sistema poderoso na Igreja que começou por volta de 580 d.C. conhecido como catolicismo. Marca o tempo em que este sistema eclesiástico governou a Igreja e o mundo. A palavra “Tiatira” significa “sacrifício contínuo” e aponta para a missa católica que entrou em prática na época.

A introdução de pagãos não convertidos no período de Pérgamo, ao longo do tempo, resultou na Igreja professa tornando-se, na maior parte, pagã em caráter. No entanto, no meio de toda essa corrupção, havia algumas coisas boas que foram ditas sobre a igreja em Tiatira. Eles foram de ajuda aos necessitados, e o Senhor os elogiou por sua benevolência (v. 19). Mas a principal coisa que marca esse período na história da Igreja é que o sistema iníquo do catolicismo ganhou controle sobre a Igreja como um todo. Assim, prevalecia uma condição pior do que a que havia em Pérgamo.

“Jezabel” representa esse sistema perverso. Ela se chamava de “profetisa” e assumiu um papel na Igreja que Deus nunca lhe dera. Ela começou a “ensinar e enganar [extraviar – JND] seus súditos com suas doutrinas e práticas malignas. Observe a progressão; as doutrinas malignas que foram sustentadas por alguns em Pérgamo são agora ensinadas publicamente em Tiatira! (vs. 14, 20). A mulher, por meio de seus ensinamentos perversos, desviou a grande massa de Cristãos professos, de Cristo para Maria; de Cristo, o Cabeça da Igreja para o papa; do único sacrifício de Cristo ao contínuo sacrifício da missa. A missa é um insulto ao “um só sacrifício” de Cristo e uma negação daquela obra consumada (Jo 19:30; Hb 10:12-14).

O sistema católico começou a legislar seus dogmas e forçá-los à profissão Cristã. Correndo o risco de perder a vida, a grande massa do povo foi forçada a pecar ao participar de suas corrupções.

Algumas das terríveis doutrinas e práticas de mal introduzidas pela Igreja Católica:

  • A missa.
  • Autoridade pontifícia (a sucessão de papas).
  • Regeneração batismal.
  • Justificação pelas obras.
  • Adoração de imagens.
  • Celibato.
  • Idolatria à Maria.
  • Confessionalismo.
  • Purgatório.
  • Transubstanciação.
  • Indulgências.
  • Penitência.
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