Origem: Livro: Os Patriarcas

Tornar-se humilde

Estamos tocando as orlas de tal glória com um coração não afetado, amados? Há algo que mais humilhe você em Sua presença, eu lhe pergunto (pois minha própria alma já deu sua resposta), do que a convicção que temos do pouco apreço que o coração tem pela Sua glória prometida? É uma descoberta terrível que se faz de si mesmo. O fato de termos apenas um pequeno prazer nas provisões de Sua bondade é mais terrível do que não termos resposta às exigências de Sua justiça. E ainda assim ambos são provas contra nós. Depois que Israel deixou o Egito, foi provado pela voz da lei; mas o bezerro de ouro conta que eles não tinham resposta para isso. No decorrer da sua jornada, são testados pelas primícias de Canaã; mas o desejado capitão conta que eles não tinham paladar pelo banquete. E qual é ainda o coração do homem? O que era nos dias de Cristo? A parábola do casamento do filho do rei, como o capitão do deserto, diz-nos que ali não há paladar para a mesa que Deus prepara. O que são homens e mulheres cantores para ouvidos pesados? A terra agradável ainda é desprezada. Canaã não vale a pena escalar um único muro ou um encontro com um amalequita. O campo, o negócio e a esposa são tornados capitães para nos levar de volta, apesar dos convites do amor e dos tesouros da glória.

Descoberta terrível! E ainda assim não é difícil fazer isso. A prova disso está bem perto de nós. Sabemos com que rapidez os interesses presentes nos movem; como a perda nos deprime e o ganho nos exalta; e então, novamente, sabemos quão embaçada a glória brilha, se apenas uma dificuldade ou um perigo estiver do lado dela.

Será que nos lamentamos por isso, amado? Será que alguma vez o coração se desfez em suspiros e gemidos diante do nosso Deus? Triste e solene, se não o sentimos assim – e terrível, quando deliberadamente falamos para nós mesmos em tornar-nos capitães novamente. E isso fazemos quando o passatempo e os prazeres dos filhos dos homens novamente animam nosso coração, ou quando suas honras ou atividades se tornam novamente nossos objetivos. A esposa de Ló, amado, estava além de Sodoma, e ainda também em companhia dos eleitos, quando se descobriu que ela ainda estava lá, a ponto de perecer com a cidade. Israel estava tão distante quanto o deserto de Parã, e ainda também, em companhia da arca de Deus, quando foi comprovado que eles ainda estavam no meio das panelas de carne do Egito. Lembranças sérias para todos nós! Estas são santas advertências, para que não sejamos instáveis com aquelas concupiscências e prazeres contra os quais antes vigiávamos e mortificávamos.

Compartilhar
Rolar para cima