Origem: Livro: A Primeira Epístola de Paulo aos CORÍNTIOS
Três Fases da Vitória sobre a Morte
A remoção completa e final da morte na criação ocorre em três fases:
Primeiramente, para o crente, a morte é “anulada” agora pela ressurreição de Cristo (2 Tm 1:10 – JND). Isto é, o terrível fator da morte foi retirado. Visto que Cristo desceu ao “pó da morte” e a anulou (Sl 22:15), resta apenas sua “sombra” para os filhos de Deus passarem (Sl 23:4). Antes da morte e ressurreição de Cristo, Satanás exerceu “o poder da morte” sobre as consciências dos homens, fazendo-os temer o que está além dela. Ele usou “o rei dos terrores”, que é o medo da morte, para sua vantagem, mantendo os homens em cativeiro e medo (Jó 18:14). Mas Cristo entrou na morte e roubou do diabo seu poder para aterrorizar o crente com a morte. No outro lado da morte, o Senhor agora está com as “chaves da morte e do Hades” (ATB) em Suas mãos, e Ele está dizendo: “mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do Hades” (Ap 1:18 – ATB). Ele conquistou a morte tendo soltado suas “ânsias” (At 2:24). As ânsias são medos em conexão com o que está além da morte. Desde que Cristo soltou as ânsias da morte, o crente iluminado que a enfrenta não precisa temer.
Em segundo lugar, na vinda do Senhor, Ele efetuará uma grande “vitória” sobre a morte e o Hades. Os corpos dos santos vivos serão “transformados” para um estado glorificado, onde não serão mais afetados pela morte (Fp 3:21). Os santos que terão morrido serão ressuscitados e glorificados, e “transformados” para um estado glorificado. Assim, também não estarão mais sujeitos à morte.
Em terceiro lugar, após o milênio, o Senhor destruirá a morte completamente, lançando “a morte e o Hades” (JND) no “lago de fogo” (Ap 20:14; 1 Co 15:26).
Portanto, houve uma anulação da morte agora, mas haverá uma grande vitória sobre a morte na vinda do Senhor (no que diz respeito aos santos); e depois do Milênio, haverá a completa destruição da morte.
Esses fatos concernentes à vitória de Cristo sobre a morte levaram o apóstolo a falar de dois efeitos práticos que devem resultar em todo Cristão de mente correta. A primeira é dar graças (v. 57) e a segunda é a energia em servir ao Senhor (v. 58).
Que tremendo poder a ressurreição tem em nossas vidas praticamente, e que maravilhosa esperança ela dá. Cristo está vivo por meio da ressurreição e Ele nos ressuscitará para viver com Ele (1 Ts 5:10). Que maior incentivo, que maior motivo poderíamos ter para viver e servi–Lo?
