Origem: Livro: Os Patriarcas

Velando a glória

Mas nesse futuro relacionamento entre os céus e a Terra, quando o povo dos céus sobe e desce a escada mística ou milenar, pensei que a Escritura nos leva a julgar que haverá mudança de vestimenta, ou um certo véu de sua própria glória, quando eles descem e têm comunhão com a Terra abaixo deles e sob eles.

A expressão disso encontramos nas aparições do Senhor depois que Ele ressuscitou dos mortos. Pois então Ele poderia assumir qualquer véu que se adequasse à atividade que tinha que fazer, fosse o de Jardineiro para Maria, o de Companheiro de viagem para os dois que iam para Emaús, ou o de um Estrangeiro cortês nas margens do lago para os pescadores. Nessas aparições, Ele não poderia ser visto no céu; mas Ele poderia velar-Se assim quando a ação que Ele tinha em mãos para realizar na Terra assim o exigisse. Desde a antiguidade, Moisés era o Moisés sem véu na presença de Deus, mas era o Moisés velado à vista de Arão e da congregação. Uma vestimenta era ajustada ao céu, outra à Terra. E como também, no caso dos sacerdotes, eles tinham as vestimentas que lhes convinham quando estavam dentro, e tinham outra vestimenta para aparecerem fora. Eles se adequaram de maneira diferente à presença de Deus e à do povo (Veja Levítico 6:11, 16:4, 23-24; Ezequiel 42:14; 44:19).

E, além disso, vemos esta aparência mutável do Filho de Deus nos tempos antigos. Ele tinha vários trajes onde Se mostrava, e onde velava a glória mais brilhante que era adequada apenas para as regiões mais altas. Ele estava em uma sarça ardente em Horebe, em um carro de nuvem pelo deserto e como Soldado armado diante das muralhas de Jericó (Josué 5:13). Os assuntos do reino, as preocupações da Terra, O chamaram aqui; e Ele apareceu de uma forma adequada ao assunto que tinha que tratar. E tudo isso são indicações da mudança de vestimenta, na qual aqueles que vão governar “o mundo vindouro” e cuidar dos assuntos do reino na Terra, podem esperar em seu ministério aqui, e então retornar para aparecer novamente sem véu, em seus lugares celestiais mais apropriados.

Compartilhar
Rolar para cima