Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Venha e Veja
João 1:34-51
Quando você ouve alguém dizer “Venha e veja”, você atende ao chamado? Acredito que depende de quem fala. Se for a pessoa certa, você provavelmente vai. Esta é a história de quando Jesus disse “Venha e veja”, e podemos ter certeza de que Ele é a Pessoa certa!
Naquele dia, João Batista estava acompanhado de dois homens quando viu Jesus passando e exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus”! Isso foi maravilhoso, porque há muito tempo foi escrito: “Deus proverá para Si o Cordeiro” (Gênesis 22:8), e Jesus era o Cordeiro de Deus. Ele não aparentava ser, mas era.
Aqueles dois homens então deixaram João e começaram a seguir Jesus. Ao perceber isso, Jesus Se virou e perguntou o que eles estavam procurando. Eles responderam perguntando a Jesus onde Ele morava. E Jesus respondeu-lhes com aquelas palavras maravilhosas: “Venham e vejam”.
Não sabemos os nomes dos dois homens que seguiram Jesus, mas imagine que fossem você e seu melhor amigo. Você viria? Lembre-se, é Jesus Quem está te convidando. Então, vou perguntar de novo: você viria?
Os dois homens chegaram ao lugar onde Jesus estava. Não sabemos qual era a rua e a casa, mas isso não importa. Sabemos que Jesus estava lá, e eles devem ter ficado muito felizes, pois ficaram ali o resto do dia.
Mais tarde, Jesus chamou Filipe e disse: “Siga-me”. Filipe ficou tão feliz que foi compartilhar a notícia com seu amigo Natanael. Ele disse a Natanael: “Nós o encontramos”, e então explicou a Natanael que Ele era Aquele de Quem Deus havia falado no Velho Testamento. É “Jesus de Nazaré”!
Natanael não tinha muita certeza. Para ele, não parecia possível que alguém da cidade de Nazaré pudesse ser o “Prometido”. Ele disse a Filipe: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”
Como você vai discutir com um homem assim? Você diria a ele que Nazaré não é tão ruim assim? O que você diria?
Filipe deu a melhor resposta a Natanael: “Venha e veja”. E Natanael foi e viu Jesus. E o coração de Natanael ficou verdadeiramente satisfeito com Quem Jesus realmente era, e ele exclamou: “Tu és o Filho de Deus; Tu és o Rei de Israel” (João 1:49).
Você entende o que acontece quando você “vem e vê”? Talvez você tenha um amigo que o esteja convidando agora a “vir e ver” Jesus – não para ver o Seu rosto, não para ver uma imagem, não para ver um grande templo, mas para vir e ver Jesus como Deus O revela a nós na Bíblia. Se você “vier e ver”, descobrirá que Ele não o decepcionará, e você poderá aprender mais sobre Ele e o Seu amor por você a cada dia. Você “virá e verá”?
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede”
João 6:35
“Vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá”
Isaías 55:3
