Origem: Livro: Breves Esboços dos Livros da Bíblia
Visão Geral dos Cinco Livros de Salmos
No primeiro Livro dos Salmos, temos Cristo em associação com um remanescente sofredor, mas fiel, na Judeia. Jeová é o título mais frequente usado nesta parte, sendo Seu título de relacionamento de aliança com Israel. “Aos santos que estão na terra e aos excelentes que disseste: Neles está todo o meu prazer” (Sl 16:3 – JND). Os dois primeiros Salmos são introdutórios a toda a coleção; eles introduzem o remanescente piedoso e o Messias – o Ungido do Senhor (Sl 2: 2).
No segundo livro, o remanescente é visto como expulso da terra, mas confortado e mantido pela presença e promessas de seu Messias. Deus não reconhece publicamente esse remanescente e, portanto, “Deus” (Eloim), Seu título na criação, é usado ao invés de “Jeová”. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Sl 46:1).
A nação inteira nos últimos dias é mencionada no terceiro livro. A história deles e o trato de Deus com eles são mencionados (por exemplo, Sl 78). O assunto é abordado de maneira geral; não é Cristo em associação com o remanescente. Vemos igualmente referências a “Deus” e “Jeová”.
No quarto livro, temos a vinda do Messias, tendo sido restaurada a relação entre Israel e Deus. Jerusalém é o cenário. Aqui temos a bênção associada ao Seu reinado e presença pessoal. Estes são salmos de gozo. Jeová é novamente o título preferido. “Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas; a Sua destra e o Seu braço santo lhe alcançaram a vitória” (Sl 98:1).
Os salmos que compõem o quinto livro são mais morais do que proféticos, lidando com o retorno de Israel a Jeová e Seus caminhos com o Seu povo (por exemplo, os quinze cânticos dos Degraus – Sl 120-134). Eles terminam em louvor.
