Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A Vitória do Rei Asa

2 Crônicas 14 e 15

Se você tem uma prova na escola, é aceitável ter um ajudante secreto? Claro que não, e se tiver, você está colando! Mas o rei Asa tinha um ajudante, e não era cola. Aqui está a história.

Asa era um jovem rei e iniciou seu reinado dizendo a todo o seu povo a importância de obedecer ao Senhor Deus, e mostrou-lhes como. Primeiro, pôs-se a trabalhar para derrubar os falsos altares e ídolos. Em seguida, construiu cidades com fortes muralhas, torres, portões e ferrolhos. Depois, fortaleceu seus soldados com escudos e lanças. Bom trabalho, rei Asa!

Foi um tempo feliz para o rei e seu povo. Eles tiveram dez anos para desfrutar das coisas boas que Deus lhes deu. Foi um tempo de paz, sem listas tristes de soldados mortos em guerra.

E então veio o medo.

Um grande exército de um milhão de soldados veio lutar contra eles! O rei Asa tinha um grande exército, mas este inimigo era quase duas vezes maior, e eles vieram lutar, matar e vencer.

O que você pode fazer quando enfrenta um inimigo duas vezes maior que você? Aqui está a resposta para o rei Asa e para você também. “Invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás” (Salmo 50:15).

O rei Asa orou: “SENHOR, nada para Ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em Ti confiamos, e no Teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem” (2 Crônicas 14:11).

Você notou como a oração dele terminou? Ele não disse: “Que este inimigo não prevaleça contra nós”. Ele disse: “Que este inimigo não prevaleça contra Ti!” A batalha não era entre dois exércitos. O inimigo estava vindo contra DEUS! Agora, quem vence?

O Senhor Deus derrotou os invasores, e o rei Asa e seu exército os perseguiram até a cidade de Gerar e os derrotaram. Eles foram destruídos diante do Senhor e de Seu exército. De fato, os homens do rei Asa não apenas os conquistaram, como ficaram muito mais ricos do que antes! Encontraram grande quantidade de gado, ovelhas e camelos, e os trouxeram de volta para o seu próprio povo, juntamente com os despojos tomados das cidades.

Você notou que esta história começou com o rei Asa destruindo a adoração de ídolos e falsos deuses? Talvez você não adore ídolos, mas o que você adora? Algo que você mesmo escolheu? Você não pode verdadeiramente entrar na santa presença de Deus a não ser pelo sangue de Jesus. “E o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). Se você O conhece como seu próprio Salvador, você pode entrar com ousadia na presença de Deus pelo sangue de Jesus. E quando Satanás e todo o seu exército vierem contra você, você poderá ser mais que um vencedor! Você preferiria ser derrotado agora e para sempre, sem Cristo?

Os soldados do rei Asa e todo o seu povo estavam gloriosamente triunfantes! O profeta Azarias saiu ao seu encontro para encorajá-los e alertá-los. Ele os lembrou de que confiar em Deus traz vitória e abandonar Deus traz derrota. Agora eles conheciam o segredo do sucesso.

O rei Asa ouviu Azarias e reuniu uma multidão enorme e ansiosa. Eles retiraram os ídolos, ofereceram um sacrifício de setecentos bois e sete mil ovelhas e fizeram uma promessa muito solene, de coração e alma sinceros, dizendo que “todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse”.

Esta foi uma promessa em voz alta, com júbilo, trombetas e buzinas, e todos se alegraram. E o Senhor Deus lhes deu descanso da guerra.

Você acha que o rei cumpriu sua promessa? Leia a próxima história e veja.

“Sem Mim nada podeis fazer”
João 15:5

Compartilhar
Rolar para cima